Substitua você mesmo a borracha da porta da sua máquina de lavar. Dicas de reparação
Quando a máquina de lavar roupa perder água pela parte da frente pode dever-se a que painel da porta Esteja perfurada, mordida ou rachada. Um pequeno defeito pode fazer com que a junta entre o vidro da porta e a borracha da escotilha não esteja a funcionar corretamente.
Por que é que as borrachas da máquina de lavar se rompem?
Por vezes, peças de roupa como fechos, colchetes ou atacadores de ténis podem causar rupturas e avarias na vedação da porta. É recomendável virar as peças de ganga do avesso ou colocar as peças com fivelas no fundo do tambor. Tenha cuidado também com os ténis! A peça também pode sofrer desgaste devido ao uso contínuo do eletrodoméstico: a água e os detergentes fazem com que a borracha se danifique ao longo do tempo.
Verifique cuidadosamente o estado da borracha antes de proceder à reparação: as fugas de água costumam ocorrer quando a rutura está na parte inferior da borracha.
Mudando o pneu passo a passo:
* Antes de começar a reparação, examine bem a posição da borracha de vedação danificada: é provável que tenha alguns furos na parte inferior, ou alguma forma que permita identificar a posição correta da peça. É recomendável, até mesmo, que tire fotografias para que lhe sirvam posteriormente como guia.
1.- Retire a lingueta que se encaixa na chapa exterior da máquina de lavar. Pode usar um chave de fendas (grande) ou uma espátula (de plástico para não danificar a pintura do eletrodoméstico).
2.- Quase todas as borrachas da porta da máquina de lavar têm na aba exterior uma braçadeira metálica de fixação (com uma mola ou um parafuso de ajuste para a fixação). Remova esta braçadeira.
3.-Agora que a parte exterior da borracha está livre, empurre-a para o fundo do tambor até ver a flange interna, uma fixação metálica um pouco maior que a externa e que segura a parte interior da borracha ao tambor.
4.- Localize o sistema de fixação da flange interior: terá de afrouxar um parafuso ou puxar uma mola. Ao remover esta fixação, poderá retirar a borracha que causou a avaria (e metade do trabalho estará feito). Pode haver sujidade nos locais onde a borracha estava fixada. É recomendável que fique limpo para que a nova borracha da escotilha seja colocada perfeitamente e não ocorram novas fugas.
5.- Agora vamos realizar os passos ao contrário: coloque a vedação da escotilha no tambor da máquina de lavar, lembre-se de colocar a vedação na mesma posição que anteriormente: geralmente têm buracos de drenagem na parte inferior. Quando estiver colocada, vire-a como no momento da extração para poder aceder à flange o mais facilmente possível.
6. - Depois de colocada no tambor, deve colocar a flange interior e certificar-se de que o parafuso de fixação está bem apertado.
7.- Puxe a borracha para que fique com a sua forma final e encaixe a borracha de reposição na moldura metálica da porta (já quase terminou).
8.- Coloque novamente a braçadeira externa entre a borracha e o quadro, pode voltar a usar um chave de fendas ou uma ferramenta de alavanca.
Se seguiu corretamente os passos e tudo ficou bem apertado, a avaria estará resolvida e só restará colocar as roupas sujas que se acumularam nos últimos dias.
**Existem vários sistemas diferentes: alguns modelos da Fagor têm um tubo na parte superior de recirculação de água, neste caso, basta desencaixar e encaixar o tubo entre os passos 4 e 5. Em alguns modelos da Bosch e Balay de 8 quilos, a troca da borracha é MUITO COMPLICADA e é necessário desmontar grande parte da frente, noutros modelos de 7 quilos, também é necessário desmontar, mas é muito mais simples.
Lembre-se sempre de documentar com fotografias e notas cada passo que damos, para que, se em algum momento nos sentirmos perdidos, possamos desfazer o caminho que percorremos. Certifique-se de ter todo o material necessário antes de começar a reparação e, como sempre, recomendamos que, se não se sentir capaz de terminar, é melhor não iniciar a reparação, para que a tentativa não lhe saia cara.