Não sabe que tipo de cafeteira se adapta ao que está a procurar?
-Comprar uma máquina de café em cápsulas? Ou... prefere espresso com creme, ou um grande copo de café com leite?
-Quanto deve gastar na sua cafeteira?
Uma das decisões mais delicadas em casa é a de qual máquina de café comprar. Se errar na escolha da sua máquina de café, é provável que ela acabe na sua despensa e que acabe gastando o dobro, por isso vamos tentar que saiba tudo o que precisa para acertar à primeira. Nós sugerimos este guia de máquinas de café, a escolha é, como sempre, sua.
Máquinas de café de cápsulas e doses individuais
Existem no mercado vários tipos de máquinas de café, dependendo do tipo de cápsulas e doses individuais de café que utilizam, vamos fazer uma breve revisão:
-Cápsulas Dolce Gusto. As marcas mais estabelecidas neste sistema são Krups e Delonghi. Grande variedade de cafés e diferentes tipos de bebidas quentes e frias.
-Cápsulas Nespresso. Também Krups e Delonghi detêm uma grande parte do mercado aqui. A Nespresso procura distinguir-se pelas variedades mais especiais e distintas de café.
-Cápsulas Tassimo. As monodoses da Bosch, os T-Disk. Umas cápsulas esmagadas com uma enorme variedade de sabores e versões.
-Monodosis Philips Senseo. Alguns saquinhos de café para as máquinas da Philips
-Monodosis pads y ESE: Monodosis especiais para máquinas de café expresso. Na realidade, este é um sistema misto para preparar café em doses únicas dentro de uma máquina de café expresso. Pads e ESE diferem na pressão aplicada ao café no seu interior. As monodoses ESE (Easy Serving Espresso) são especificamente concebidas para preparar um bom café espresso.
E no meio de tantas opções, o que costumamos comprar? Normalmente a resposta é fácil: aquela que tiver a melhor oferta no momento e local onde estamos. No entanto, é recomendável informar-se sobre o preço das cápsulas, a disponibilidade na nossa área, a possibilidade de usar cápsulas adaptáveis mais económicas, etc.
Vantagens:
São aparelhos eletrodomésticos económicos. Os fabricantes fazem ofertas de máquina de café + pacote de cápsulas que são praticamente irresistíveis.
Preparação de café rápida e limpa. Os sistemas de monodoses permitem-nos servir um bom café em menos de 4 minutos.
Grande variedade de tipos de café e outras bebidas.
Desvantagens:
A longo prazo, a maioria das cápsulas ou discos não são nada baratos. Se em algum momento considerássemos o preço de um quilo de café dividido em cápsulas da Nespresso, a resposta seria muito surpreendente.
Impacto ambiental. A embalagem de 5-8 gramas de café em plástico, alumínio ou fibra é conveniente; no entanto, a sua pegada energética e de resíduos é muito pouco eficiente.
Provavelmente, apesar da variedade, após o primeiro mês acabaremos por comprar um ou dois tipos de café para sempre.
As cafeteiras de cápsulas e monodoses não são especialmente concebidas para os apreciadores de café que gostam de tomar 4 por dia. Ideais para quem não quer gastar mais tempo do que o necessário na preparação de café, uma cápsula de manhã e está pronto.
Cafeteira de filtro
A cafeteira de gotejo é a clássica em que se prepara uma grande jarra de café em 10-15 minutos. Este café não é submetido a pressão, sendo assim muito pouco denso. Um clássico café americano: longo e claro; exatamente o oposto de um espresso.
Vantagens:
São aparelhos eletrodomésticos económicos. Pode encontrar uma máquina de café que faça um bom café a um preço baixo.
O utilizador seleciona facilmente todas as variáveis de preparação: tipo de café, quantidade de café e água... E a manutenção é mínima.
Assim como o espresso, este tipo de café leve tem os seus defensores. E estas máquinas de café são ideais para a sua preparação.
Desvantagens:
·Se gosta de café cremoso ou forte ou muito aromático, esta não é a sua máquina de café.
Café de escritório ou de batalha. Se costuma desejar 4 cafés longos, esta é a sua máquina de café, não precisa de o preparar a cada momento, a jarra já está à sua espera. Económica, com manutenção e trabalho mínimo.
Máquina de café expresso
As cafeteiras expresso domésticas são uma versão simplificada das máquinas de cafés e bares. O verdadeiro bom café expresso é preparado com este tipo de máquinas. São aquelas que combinam um sistema de filtro e pressão de bomba adequado para a preparação de expressos.
Vantagens:
Se gosta de café espresso, esta é a sua máquina de café.
·Tu escolhes a variedade de café, a quantidade e a pressão no portafiltros. A máquina de café expresso é pensada para os amantes de café e para aqueles que sabem apreciar um bom café.
Desvantagens:
Uma boa cafeteira deste tipo é cara. As versões baratas geralmente ficam aquém e não preparam bebidas muito boas.
Não é versátil: uma máquina de café expresso é especializada apenas em espressos.
Para os amantes de café clássicos: se gosta de escolher o seu café cremoso, sem complicações. A sua chávena. Como na cafetaria, mas em casa.
Cafeteira automática e 'super automática'
As cafeteiras automáticas realizam todo o processo desde o início da moagem do grão até a preparação do café. Os verdadeiros sibaritas do café podem assim controlar praticamente todas as fases: seleção do café, tamanho da moagem, quantidade de café e água em cada uso, e até a pressão de cada chávena.
Existe uma ampla gama destas cafeteiras: desde as mais simples às digitais e com função de memória para que a preparação de cada utilizador seja sempre exatamente a mesma.
Vantagens:
A quem verdadeiramente gosta de café gosta de preparar a bebida perfeita para cada momento, e estas são as únicas máquinas de café preparadas para isso.
·Possibilidade de selecionar todas as variáveis em cada uso. São as únicas cafeteiras verdadeiramente versáteis que podem preparar qualquer tipo de café.
·Moinho de café. Estas máquinas de café moem o café no momento da preparação, no seu interior, sem a necessidade de usar outro aparelho. Isto proporciona um sabor e aroma extra.
Desvantagens:
Este tipo de cafeteiras são muito caras. Têm no seu interior vários mecanismos diferentes para regular os diferentes processos e complicados sistemas eletrónicos.
·Manutenção dispendiosa. Dada a sua complexidade, é recomendável utilizar café e água de qualidade. As revisões técnicas e reparações de avarias podem ser caras.
O Ferrari das cafeteiras. Para si, este será o melhor momento do dia. Se considerou esta opção, é porque gosta de café o suficiente para saber que não quer apenas uma cafeteira: precisa de uma boa máquina de café. Custe o que custar.
Esperamos ter sido úteis na escolha da sua máquina de café. E lembre-se que em electrotodo.pt Dispomos de um serviço de apoio ao cliente que está disponível para esclarecer as suas dúvidas sobre qual eletrodoméstico ou peça de reposição necessita.