A manutenção e cuidado da sua panela, peça por peça.
Como posso saber se a borracha da minha panela está gasta?
A válvula da minha panela está a funcionar bem?
Para que serve a válvula de segurança?
Respondemos a estas perguntas e algumas mais no artigo dedicado à manutenção da nossa panela de pressão.
A temporada outono/inverno é a mais característica para o uso da panela de pressão. Embora nas épocas quentes também tenham sua utilidade, com a chegada do tempo mais fresco vêm os pratos de sopa e os cozidos. Imagine-se: o outono já está aqui e traz consigo coisas bem fixes.
A panela é uma aliada clássica na preparação de alimentos na cozinha. Permite-nos poupar MUITO tempo no cozimento de todos os tipos de pratos - especialmente leguminosas - e, além disso, reduz o consumo energético da cozinha. A preparação de alimentos, juntamente com a regulação térmica da casa, é uma das principais responsáveis pelo gasto energético da casa.
A panela é, além disso, um "eletrodoméstico" que requer e necessita de manutenção e limpeza específicas e de grande importância, uma vez que aceleram a cozedura dos alimentos graças à pressão alojada no seu interior. A pressão é perigosa se não forem tomadas as devidas precauções. No entanto, as panelas possuem diversos sistemas de segurança para evitar incidentes na cozinha. O importante é, como na maioria das vezes, estar bem informado e ser cuidadoso.
Nesta época, devemos rever o estado da nossa panela. Neste breve artigo, vamos desvendar de forma genérica e apresentar alguns dos exemplos mais ilustrativos dos pontos sensíveis da nossa panela.
- A borracha
A borracha da panela é a peça de desgaste por excelência: todos os anos, pelo menos, é necessário trocar a borracha da panela, uma vez que esta sofre deformações devido ao uso. Sempre compre as borrachas originais da panela, pois são fabricadas com materiais homologados por lei e sujeitos a regulamentações alimentares e de segurança. Existem borrachas de silicone, de borracha siliconada e de borracha (as antigas borrachas e de pior qualidade, que se deformavam com o tempo e a pressão). As borrachas originais têm uma determinada dureza e flexibilidade, tornando-as específicas para cada marca e modelo de panela. A importância da flexibilidade e dureza deve-se ao fato de que a maioria das tampas das panelas de pressão possui uma janela destinada a permitir que, em caso de excesso de pressão, a borracha se deforme e libere o excesso de pressão pelos lados antes de causar uma explosão.
Imagens: Borracha de Silicone, borracha de silicone e borracha de borracha
Na parte superior, é possível ver a janela de segurança
Quando devo trocar a borracha da minha panela? Quando a borracha se desgasta, ocorrem vazamentos (perda de pressão) nas laterais da tampa, que por vezes podem condensar-se na pega inferior da mesma. Em algumas marcas, como nos modelos de panela de pressão da Fagor, também é possível verificar o desgaste agitando ligeiramente a tampa com a borracha colocada; se fizer barulho, é porque, devido ao calor e à pressão, encolheu um pouco e não está totalmente ajustada ao aço da tampa.
- Válvula (válvula de funcionamento)
A válvula da panela tem uma dupla função: alertar-nos quando a panela atingiu a pressão suficiente e adequada para cozinhar corretamente o alimento, e para liberar os excessos de pressão caso não se reduza o fogo no momento necessário.
Aqui vamos fazer uma pausa, porque muitas vezes não conhecemos o funcionamento correto da panela e não utilizamos corretamente a válvula da panela. Nas panelas de pressão (não as clássicas, onde uma válvula giratória sobre uma chaminé gira continuamente para liberar continuamente a pressão) quando a pressão da panela atinge o máximo, a válvula indica, através do som do vapor saindo pela válvula, que devemos diminuir o fogo da cozinha. Ou seja: a panela atingiu a pressão máxima, a partir deste momento, só precisamos manter a pressão estável no interior, na maioria dos casos é possível manter a pressão apenas com o fogo no nível 2 (num fogão vitrocerâmico com regulação de 1 a 10).
No que diz respeito à válvula, é necessário saber desmontá-la para mantê-la limpa. Nas panelas de pressão da Fagor, basta girar o indicador da válvula para a esquerda, ao mesmo tempo que se levanta ligeiramente, para poder desmontá-la (ver vídeo). Este sistema foi incorporado nas novas panelas de pressão da Magefesa (desde 2013). Nas antigas panelas da Magefesa, as válvulas eram simplesmente removidas puxando-as. Nos modelos de panela da WMF, a válvula está incorporada na pega e há uma borracha removível (ver vídeo) que pode ser retirada com pressão e facilmente limpa.
É necessário substituir a válvula da panela assim que for observado qualquer defeito: a válvula é um dos principais sistemas de segurança da panela e o primeiro responsável por regular a pressão desta.
- Válvula de segurança
A válvula de segurança das panelas de pressão é um sistema de segurança incorporado para evitar acidentes caso ocorra uma obstrução, uma deformação grave na válvula de funcionamento ou se, uma vez atingida a pressão máxima, continuar a aplicar o máximo de calor da cozinha para a panela. A válvula de segurança é, portanto, um sistema de segurança que, se o resto da panela estiver em perfeitas condições e usarmos a panela corretamente, nunca deve ser ativada. Por isso, é conveniente verificar pelo menos uma vez por ano o funcionamento deste componente: se tiver peças móveis (ver vídeo), verificar se estas se movem corretamente ou, se for de borracha (ver foto), verificar se tem flexibilidade suficiente.
- Manga
E quando falamos de manga, estamos a referir-nos à manga da tampa, que é aquela que possui elementos funcionais complexos, uma vez que os restantes acessórios de pegas e mangas são apenas pegas e suportes mais ou menos simples que podem ser substituídos com apenas alguns parafusos.
A pega da tampa costuma ser também o alojamento de uma ou ambas as válvulas da panela. Geralmente é feita de um composto de material plástico com peças móveis. É, portanto, uma peça sensível a deformações que devemos verificar com frequência. Tanto nos modelos da Fagor como da Magefesa, o plástico da pega também serve como fixação da válvula (ver imagem), pelo que uma rutura numa aba ou calha pode fazer com que a válvula não cumpra a sua função. Nos modelos da WMF, a pega contém a maioria dos sistemas de válvula e fecho da panela, e não é removível.
Além disso, o pega geralmente inclui o sistema de fecho, através de uma aba que ativa um mecanismo simples que faz com que a válvula entre em funcionamento. Este sistema também pode sofrer deformações e impedir o correto fecho da panela.
Imagens: alojamento da válvula de panela e sistema de fecho na pega
- Deformações da panela
Por vezes, devido a pancadas ou a um uso MUITO, MUITO intenso da panela, esta pode deformar-se. Embora seja pouco comum que o recipiente sofra deformações que afetem a pressão da panela, há ocasiões em que a tampa pode deformar-se, dificultando o movimento de rotação lateral necessário para fechar a panela de forma trabalhosa e forçada. Nestes casos, RECOMENDA-SE NÃO UTILIZAR A PANELA. Este movimento forçado pode fazer com que a pressão interna não seja libertada corretamente em caso de qualquer problema nas válvulas, podendo causar problemas graves.
Conclusão: a manutenção da panela não é tão complicada como possa parecer. A panela é uma forma de cozinhar bastante prática e simples, e basta verificar o funcionamento das peças funcionais principais. Ao rever este guia, poderá ter confiança no correto funcionamento da panela e na sua utilização segura. E, a partir desse momento, só resta desfrutar da culinária.