A manutenção e cuidado do seu pote, peça por peça.

Como sei se a borracha da minha panela está gasta?
A válvula da minha panela de pressão funciona bem?
Para que serve a válvula de segurança?

Respondemos a essas perguntas e mais algumas no post dedicado à manutenção da nossa panela de pressão.

A estação outono/inverno é a mais característica para o uso da panela de pressão. Embora nas estações quentes também sejam usados, quando chega o tempo mais fresco, chegam pratos de colher e ensopados. Acostume-se com a ideia: o outono já está aí, e tem coisas bem legais.

A panela é uma aliada clássica para o preparo dos alimentos na cozinha. Nós permite salvar Muito tempo cozinhando todos os tipos de pratos -especialmente legumes- e, além disso, reduz o consumo de energia da cozinha. A preparação dos alimentos é, juntamente com a regulação térmica da casa, um dos principais responsáveis ​​pelo gasto energético da casa.

A panela também é um "aparelho" que requer e precisa manutenção e limpeza específicos e de grande importância, pois aceleram a cozedura dos alimentos graças à pressão alojada no seu interior. A pressão é perigosa se não forem tomadas as devidas precauções. Mas as panelas têm vários sistemas de segurança para evitar incidentes na cozinha. O importante é, como na maioria dos casos, ser bem informado e cuidado.

Neste momento, devemos revisar o estado do nosso pote. Neste breve artigo vamos desvendar de forma genérica e colocar alguns dos exemplos mais ilustrativos dos pontos sensíveis da nossa panela.

  • A borracha

A borracha da panela é sua peça de desgaste por excelência: todos os anos, pelo menos, a borracha da panela deve ser trocada, pois sofre deformações devido ao uso. sempre compre o pneus originais da panela, uma vez que são feitos com materiais aprovados por lei e sujeitos às normas de segurança e alimentação. Existem borrachas de silicone, borrachas de silicone e borrachas (as borrachas antigas e de pior qualidade, que se deformavam com o passar do tempo e da pressão). As borrachas originais possuem uma certa dureza e flexibilidade, que as tornam específicas para cada marca e modelo de fogão. A importância da flexibilidade e dureza se deve ao fato de que a maioria das tampas das panelas de pressão possuem uma janela para que, em caso de excesso de pressão, a borracha se deforme e o excesso de pressão escape pela lateral antes de causar uma explosão.

Imagens: Borracha de silicone, borracha de silicone e borracha de borracha

No topo você pode ver a janela de segurança

Quando devo trocar a borracha da minha panela? Quando a borracha se desgasta, ela vaza (perda de pressão) pela lateral da tampa, que às vezes pode se condensar na alça inferior da tampa. Em algumas marcas, como modelos de panelas de pressão da Fagor Você também pode verificar o desgaste sacudindo levemente a tampa com a borracha colocada, se fizer barulho é porque, devido ao calor e à pressão, encolheu um pouco e não está totalmente ajustada ao aço da tampa.

  • Válvula (válvula de operação)

A válvula da panela de pressão tem dupla função: avisar quando a panela de pressão atingiu a pressão suficiente e adequada para o correto cozimento dos alimentos e liberar o excesso de pressão caso o fogo não seja abaixado no momento necessário.

** Aqui vamos fazer um parágrafo, pois muitas vezes não sabemos o funcionamento correto da panela de pressão e não utilizamos a válvula da panela de pressão corretamente. Nas panelas de pressão (não nas clássicas, em que uma válvula giratória em uma chaminé gira continuamente para liberar continuamente a pressão) quando a pressão na panela atinge o máximo, a válvula nos indica, pelo som do vapor saindo da panela válvula, que devemos baixar o fogo da cozinha. Ou seja: a panela já atingiu a pressão máxima, a partir deste momento basta manter a pressão estável no seu interior, na maioria dos casos consegue manter a pressão apenas com o calor definido para 2 (numa placa vitrocerâmica com configuração de 1 a 10).

Em relação à válvula,.pt Você precisa saber como desmontá-lo para mantê-lo limpo. Nos potes rápidos de Fagor, basta girar o indicador de válvula para a esquerda, levantando-o ligeiramente, para poder desmontá-lo (ver vídeo). Este sistema foi incorporado pelas novas panelas de pressão da estômago fesa (desde 2013). Nos antigos potes da Magefesa, as válvulas eram retiradas simplesmente puxando-as. Modelos em vasos de WMF, a válvula é embutida no cabo, e há uma borracha removível (ver vídeo) que pode ser facilmente removida por pressão e limpa.

É necessário trocar a válvula do fogão assim que observar qualquer dano: a válvula é um dos principais sistemas de segurança do fogão e o primeiro encarregado de regular sua pressão.

  • Válvula de segurança

A válvula de segurança da panela de pressão é um sistema de segurança que incorpora para evitar acidentes se ocorrer uma obstrução, uma deformação grave na válvula de funcionamento ou se, uma vez atingida a pressão máxima, o calor máximo continua a ser aplicado da cozinha para a panela. A válvula de segurança é, portanto, um sistema de segurança que, se o resto do fogão estiver em perfeitas condições, e usarmos o fogão corretamente, nunca deve ser acionado. É por isso que é conveniente verificar uma vez por ano (pelo menos) o funcionamento desta peça de reposição: se tiver partes móveis (ver vídeo), verifique se elas se movem corretamente ou, se for de borracha (veja a foto), verifique se ele tem flexibilidade suficiente.

  • manga

… E quando falamos de manga, queremos dizer o alça da tampa, que é aquele com elementos funcionais complexos, já que o restante das peças de reposição para puxadores e puxadores são puxadores e suportes mais ou menos simples que podem ser trocados com apenas alguns parafusos.

A alça da tampa geralmente também é a acomodação de uma ou ambas as válvulas Do pote. Geralmente é feito de uma pasta de material plástico com partes móveis. É, portanto, uma peça sensível a deformações que temos de monitorizar com frequência. Tanto nos modelos de Fagor,como de estômago fesa, o plástico do cabo também fixa a válvula (ver imagem), então uma quebra em qualquer aba ou trilho pode fazer com que a válvula não cumpra sua função. em modelos de WMF a alça aceita a maioria dos sistemas de válvula e panela de pressão e não é removível.

Além do mais, a alça geralmente inclui o sistema de fechamento,por meio de uma lingueta que aciona um mecanismo simples que faz com que a válvula comece a funcionar. Este sistema também pode sofrer deformações e impedir o correto fechamento da cuba.

Imagens: carcaça da válvula da panela de pressão e sistema de fechamento no cabo

  • deformações de pote

Às vezes, devido a golpes ou uso MUITO, MUITO intenso do fogão, ele pode ficar deformado. Sim, bem,.pt incomum que o recipiente sofra deformações que afetem a pressão da panela, se houver ocasiões em que a tampa pode ser deformada, tornando o movimento de giro lateral necessário para fechar a panela trabalhoso e forçado. Nestes casos, RECOMENDA-SE NÃO UTILIZAR O FOGÃO. Este movimento forçado pode fazer com que a pressão interna não seja liberada corretamente caso ocorra algum problema nas válvulas, podendo causar sérios problemas.

Conclusão: a manutenção do pote não é tão complicada quanto parece. A panela é uma forma muito prática e simples de cozinhar, bastando verificar o funcionamento das principais partes funcionais. Ao revisar este script, você pode ter certeza de que o fogão funciona corretamente e que é seguro usá-lo. E, a partir daí, só falta gostar de cozinhar.