Como reparar um ferro de engomar Polti.
Quando uma eletroválvula avaria, o nosso ferro de engomar pode libertar vapor continuamente ou, pelo contrário, não libertar vapor em momento algum. A válvula de abertura da caldeira não obedece às nossas ordens como é habitual.
Neste caso, o ferro não liberta vapor, vamos proceder à substituição da eletroválvula do depósito de água e do interruptor do ferro.
Tutorial para a reparação da Polti Vaporella 535 (válido para Vaporella 505, 515, 525): repare as avarias dos seus eletrodomésticos passo a passo e facilmente.
O que é a eletroválvula?
A eletroválvula dos centros de engomar é a peça que é ativada na parte do caldeirão quando o botão de vapor do ferro é acionado. De outra forma: nós damos a ordem no ferro pressionando o botão, e esta ordem é transmitida através do tubo até uma peça eletromecânica que abre momentaneamente a caldeira.
Uma avaria na eletroválvula pode ser causada pela sua parte mecânica (um bloqueio da válvula, que, embora receba o comando elétrico, não responde adequadamente a ele) ou pela parte elétrica (a bobina elétrica que ativa a válvula recebe ativação, mas não a executa).
É provável que, se o microinterruptor de vapor funcionar corretamente (geralmente pode ser verificado simplesmente pelo som ao ser ativado: clique!, clique!), mas não sai vapor do ferro: a avaria pode estar na eletroválvula do centro de engomar.
Material necessário:
- Testador de multímetro
- Chave de fendas em estrela
- Chave fixa de 8/9
- Chave fixa de 14/15
Desmontagem
- Remover a tampa inferior do reservatório do centro de engomar: É necessário remover 5 parafusos (de estrela) que estão na tampa inferior.
- A válvula solenóide é a peça que se encontra na parte superior do caldeirão: é composta por um conector com válvula e uma bobina elétrica que aciona a válvula quando o microinterruptor do ferro de engomar é pressionado (o botão do vapor, por assim dizer).
- Verificar a continuidade da bobina da eletroválvula com um multímetro ou testador. Selecionando a posição de Ohms no testador, coloca-se cada terminal do testador em um dos bornes da bobina; se a peça não estiver cortada, deve indicar "0" no visor. No entanto, se a bobina tiver um problema elétrico, não haverá variação quando estiver colocada nos terminais.
- Para substituir a eletroválvula (link), é necessário utilizar uma chave fixa 8/9 para afrouxá-la do seu alojamento na caldeira.
- É recomendável usar um selante de juntas específico (link) para evitar fugas na rosca de união, o selante é aplicado na rosca da eletroválvula, ao aquecer o selante irá completar uma junta perfeita.
Montar de novo
- Rosqueie a electroválvula de volta ao lugar com a chave.
* Também é possível trocar apenas a bobina da solenoide afrouxando-a com uma chave de 14, mas não é recomendável trocar apenas esta peça, pois o problema pode persistir, uma vez que a parte mecânica da válvula pode continuar a apresentar uma avaria.
- Os cabos da bobina antiga são trocados pelos da nova (a posição dos polos não influencia no funcionamento)
- Os parafusos da tampa inferior são novamente colocados.
Se não houver mais nenhuma avaria no ferro (problemas no microinterruptor, ou uma avaria no monotubo que liga o ferro à caldeira do centro de engomar), podemos verificar que, ao pressionar o botão de vapor no ferro, a eletroválvula é ativada (e faz um ruído característico, um estalo na caldeira sempre que é pressionado: clack!, clack!).
Verifique se, ao aquecer a caldeira, o vapor está a sair normalmente.
Um pouco confuso? Também vos deixamos um vídeo do nosso canal do YouTube onde, passo a passo, podem ver um técnico a realizar esta reparação.
Muito obrigado e boa sorte!