O meu forno não está a funcionar. O que devo fazer?

O forno é, cada vez mais, um grande aliado na preparação de alimentos na nossa cozinha. Cada vez há mais entusiastas a preparar pastelaria em casa: são receitas mais saudáveis e controlamos a qualidade dos ingredientes. Também encontramos muitas receitas de refeições que usam o forno em alguma fase. Também é uma grande ajuda para aqueles que, em vez de desfrutar do tempo na cozinha, optam por pratos pré-cozinhados: pizzas, lasanhas, empadas... no supermercado existe toda uma zona de soluções rápidas para assar sem ter que se preocupar.

No entanto, o caso é que, quanto mais horas de uso, mais possibilidades o nosso forno tem de avariar. A Electrotodo.es oferece-vos um pequeno tutorial de reparação para que possam identificar as avarias mais comuns e reparar o forno com as vossas próprias mãos.

 

Identificar o tipo de forno


O primeiro aspecto a considerar é que tipo de forno temos em casa:

  • Os modelos clássicos tinham, essencialmente, um temporizador e termostato mecânico, um termostato de segurança e 2 ou três resistências (também têm um ou 2 ventiladores, mas normalmente não costumam causar avarias graves no eletrodoméstico). Atualmente, ainda existem modelos simples com estas peças, e geralmente são os mais fáceis de reparar (e cujo funcionamento é mais fácil de entender).

 

  • Os modelos eletrónicos modernos têm, essencialmente, um módulo eletrónico que regula os termostatos (sensores NTC) ou um sensor e um termostato mecânico. Este módulo também regula o temporizador e outras funções adicionais de alguns fornos. Nestes modelos, existem avarias que dependem da placa que só podem ser localizadas ao descartar o resto das peças do forno, tornando assim a sua reparação mais complicada.

Avarias frequentes em fornos e como repará-las

O problema pode ser diverso: o meu forno liga, mas não funciona, o forno liga e funciona, mas não tem potência suficiente, o forno liga mas desliga-se rapidamente. São muitos os problemas que podem surgir. Na Electrotodo ensinamos como reparar o seu forno com base nas avarias mais frequentes:

1. A luz acende, mas o forno não aquece:

 

Resistencia cómo reparar horno

Resistência de forno Balay

 

 

  • Verificar as resistências

Quando qualquer uma das resistências é cortada em algum ponto, recebe energia, mas não consegue transformá-la em calor. Algumas resistências funcionam ligando-as diretamente a 220V, mas também podem ser verificadas com um multímetro ou testador elétrico: na posição 200 K. Se ao colocar as pontas em cada extremidade da resistência marcar "1" (como na figura 1), a resistência está cortada. Identificamos a avaria, se não houver outro problema, basta substituir a peça para reparar o forno.

Multímetro para reparar horno

Figura 1.

Multímetro a indicar falta de continuidade

 

 

Termostato de seguridad de horno

Termostato de segurança

  • Verificar o termostato de segurança

Na parte traseira superior do aparelho, existe um termostato cuja função é cortar a alimentação quando ocorre um sobreaquecimento. Pode ser medido com um multímetro da mesma forma que a resistência. Em alguns casos, eles se danificam devido ao uso, sem que tenha ocorrido um sobreaquecimento, no entanto, é possível que interrompam o fornecimento elétrico devido a um mau funcionamento do termostato geral. Portanto, se o reparo exigir a substituição desta peça, é recomendável também trocar o termostato ajustável do aparelho para que não volte a acontecer.

 

Termostato regulable para reparar horno

Termostato regulável

  • Verificar o termostato do aparelho

O termostato é a peça que regulamos para estabelecer a temperatura do forno. Uma avaria nesta peça do forno pode manifestar-se fazendo com que o aparelho não aqueça ou que as resistências aqueçam sem parar, atingindo temperaturas excessivas. A continuidade do circuito no termostato depende da temperatura em que se encontra a sonda, sendo mais difícil de medir, embora se aplique o exposto para verificação das resistências e do termostato de segurança.

 

 

 

 

2. O aparelho não liga, ou seja: nada funciona

Selector para reparar horno

Comutador de forno Beko

  • Verificar o interruptor

O interruptor, ou seletor de posições, pode queimar, deixando o eletrodoméstico sem energia elétrica. Neste caso, a avaria é reparada substituindo as peças. É recomendável sempre que o interruptor tenha queimado também trocar todos os conectores fast on que chegam ao interruptor; caso contrário, a avaria irá reproduzir-se mais cedo do que desejamos.

 

Temporizador de recambio para horno

Temporizador de forno Balay

 

 

 

  • Verificar o funcionamento do relógio/temporizador

Este caso é pouco comum, embora haja vezes em que, se nunca usarmos a função de temporizador, simplesmente em algum momento a posição foi alterada para 'desligado' e o forno não funciona. Nem sequer há uma avaria, apenas é necessário mover o seletor para verificar. Outra opção é que o mecanismo interno se estrague ou as conexões se queimem. Neste último caso, também é conveniente substituir os conectores fast on que tenham queimado para evitar complicações futuras.

 

Estas são as peças que originam os problemas nos fornos. Nos casos de fornos digitais, ou mistos, podem ser seguidas algumas destas indicações, dependendo do modelo têm umas ou outras peças. Quando o problema do forno digital é a falta de alimentação saindo da placa eletrónica, deve-se considerar a possibilidade de ser o módulo completo a origem da avaria, embora essa seja outra história.

Embora essas reparações sejam mais complexas, existem outros problemas que exigem, por exemplo, a substituição da borracha da porta, por isso, qualquer que seja o seu problema, estamos aqui para ajudar.

 

Esperamos ter sido úteis: muito obrigado por nos lerem, se tiverem alguma pergunta, podem escrever-nos abaixo, nos comentários. Ou, se preferirem, podem consultar um técnico que vos aconselhe no serviço de apoio ao cliente da electrotodo.pt