Meu forno não funciona. Que faço?

Ele forno é, cada vez mais, um grande aliado no preparo dos alimentos em nossa cozinha. Cada vez são mais os adeptos da confeção de pastelaria em casa: são receitas mais saudáveis ​​e controlamos a qualidade dos ingredientes. Também encontramos muitas receitas de comida que usam o forno em algum momento. É também uma grande ajuda para quem, em vez de aproveitar o tempo na cozinha, opta por comida pré-cozida: pizzas, lasanhas, empanadas... no supermercado tem toda uma área de soluções rápidas para assar sem esquentar a cabeça.

Mas, o fato é que, quanto mais horas de uso, mais possibilidades nosso forno tem de quebrar. Electrotodo.es oferece-lhe uma pequena tutorial de reparo para que possa localizar as avarias mais comuns e reparar o forno com as suas próprias mãos.

Identifique o tipo de forno


A primeira coisa a ter em conta é que tipo de forno temos em casa:

  • O modelos clásicos Eles tinham essencialmente um termostato mecânico e temporizador, um termostato de segurança e 2 ou três resistências (também possuem um ou 2 ventiladores, mas normalmente não causam danos graves ao aparelho). Modelos simples com essas peças ainda hoje existem no mercado, e costumam ser os mais fáceis de consertar (e cujo funcionamento é mais fácil de entender).

  • O modelos eletrônicos modernos basicamente tem um módulo eletrônico que regular os termostatos (sensores NTC) ou um sensor e um termostato mecânico. Este módulo também regula o temporizador e outras funções adicionais de alguns fornos. Nestes modelos existem avarias dependentes da placa que só podem ser localizadas descartando as restantes peças do forno, pelo que a sua reparação pode ser mais complicada.

Avarias frequentes no forno e como repará-las

O problema pode ser diverso: meu forno liga, mas não funciona, o forno liga e funciona, mas não tem energia suficiente O forno liga, mas desliga depois de um tempo. São muitos os problemas que podem surgir. Na Electrotodo ensinamos como reparar o seu forno com base nas avarias mais frequentes:

1. LA luz acende, mas o forno não aquece:

Resistencia cómo reparar horno

resistência do forno Balay

  • verifique os resistores

Quando qualquer um dos resistores está em curto em qualquer ponto, a energia chega até ele, mas não pode transformá-la em calor. Alguns resistores funcionam conectando-os diretamente a 220V, mas também podem ser verificados com um multímetro ou testador elétrico: na posição 200K? Se, ao colocar os fios em cada extremidade do resistor, marca "1" (como na figura 1), a resistência é cortada. Localizamos a falha, se não houver outro problema, basta substituir a peça para reparar o forno.

Multímetro para reparar horno

Figura 1.

Leitura do multímetro SEM continuidade

Termostato de seguridad de horno

termostato de segurança

  • Verifique o termostato de segurança

Na parte traseira superior do aparelho, há um termostato cuja missão é cortar a energia elétrica quando houver superaquecimento. Pode ser medido com um multímetro da mesma forma que a resistência. Em alguns casos quebram devido ao uso, sem superaquecimento, porém,.pt É possível que cortem o fornecimento de eletricidade devido a um mau funcionamento do termostato geral. Portanto, se o reparo exigir a substituição desta peça,.pt Também é aconselhável alterar o termostato regulável do aparelho para que isso não aconteça novamente.

Termostato regulable para reparar horno

termostato ajustável

  • Verifique o termostato do aparelho

o termostato É a parte que regulamos para estabelecer a temperatura do forno. Uma falha nesta parte do forno pode se manifestar fazendo com que o aparelho não aqueça ou as resistências aqueçam sem parar, atingindo temperaturas excessivas. A continuidade do circuito no termóstato depende da temperatura a que se encontra a sonda, pelo que é mais difícil de medir, embora se aplique o que se indica para a verificação das resistências e termóstatos de segurança.

2. Nou ligue o dispositivo,.pt diga: nada funciona

Selector para reparar horno

Interruptor do forno Beko

  • verifique o interruptor

O interruptor ou seletor de posição pode queimar, deixando o aparelho sem eletricidade. Neste caso, a avaria é reparada com a substituição das peças. É recomendado sempre que o comutador queimou também mude todos os conectores rápidos que atingem o switch, caso contrário, a falha será reproduzida mais cedo do que desejamos.

Temporizador de recambio para horno

Balay temporizador do forno

  • Verifique a operação do relógio/temporizador

Este caso é raro, embora haja momentos em que, se nunca usarmos a função do timer, simplesmente em algum momento a posição foi alterada para "desligado" e o forno não funciona. Não há nem falha, basta mover o seletor para verificá-la. Outra opção é que o mecanismo interno está danificado ou as conexões estão queimadas. Neste último caso, também é conveniente trocar o fast nos conectores que queimaram para evitar complicações futuras.

Isso é são as peças que causam problemas nos fornos. No caso dos fornos digitais, ou fornos mistos, algumas destas indicações podem ser seguidas, dependendo do modelo que tenham um ou outro. Quando o problema do forno digital é que não há alimentação saindo da placa eletrônica, deve-se avaliar a possibilidade do módulo completo estar causando a falha, mas isso é outra história.

Embora estas reparações sejam mais complexas, existem outros problemas que requerem, por exemplo, troque a borracha da porta seja qual for o seu problema, estamos aqui para ajudá-lo.

Esperamos ter ajudado você: muito obrigado por nos lerSe você quiser nos fazer alguma pergunta, pode nos escrever abaixo, nos comentários. Ou, se preferir, pode consultar um técnico que o aconselhará no atendimento ao cliente de electrotodo.pt